Abstinência ao trigo, existe?

Olá gente bonita!

E aí, quero saber quem está comigo nos #30diassempão? Sei que não é fácil, ainda mais para quem está acostumado a comer pão de manhã, tarde e noite, mas precisamos focar no nosso objetivo e variar nossa alimentação, já expliquei muitas vezes aqui no blog a importância disso.

Mas uma queixa bem grande dos meu pacientes, na retirada do trigo e consequentemente do pão, é a sensação de abstinência. Claro que eles jamais associam ao trigo (refinado), acreditam que seja apenas por estarem em uma reeducação alimentar.

Tem pacientes e pacientes, e tudo depende, mas geralmente eu não costumo cortar o trigo de cara, creio que muitos necessitam de um tempo de transição, um tempo para se adaptar e com isso, sentir menos os sintomas da abstinência. Porém assim que retirado, é normal sentir aquela sensação de que falta algo, até sintomas como dor de cabeça, tremores, falta de atenção e alteração de humor.

+ BAIXE MEU PLANNER DA DIETA
+ BAIXE A TABELA DO SUCESSO

Sabemos que o trigo de antigamente, não é o mesmo de hoje, bom que fosse, mas não é! Mas vou explicar melhor o porque isso ocorre. A proteína do trigo, a gliadina, quando é parcialmente digerida resulta em exorfinas, polipeptídios com composição semelhante a morfina. E as exorfinas são capazes de chegar a corrente sanguínea e ir para o cérebro, podendo provocar dependência química. É por isso que o nosso corpo vicia no trigo e aí faz com que tenhamos olhos apenas para ele. Enquanto ele fizer parte da nossa vida, não teremos controle completo dos impulsos da fome.

Muitas pessoas não conseguem fazer esta associação, trigo x dependência química ou talvez agora que leram este post, preferirão não acreditar, porém estudos comprovam este fato e eu não estou aqui apenas usando deste artifício para te convencer a estar comigo nos #30diassempão, quero te levar a pensar, pesquisar, questionar, viver e manter qualidade de vida. Não estamos neste mundo apenas para fazer número, mas também para nos cuidarmos e prezarmos por aquilo que nos faz bem, daquilo que nos mantém vivos.

Alimentação é a base para tudo, alimentação, literalmente é vida! E está em suas mãos decidir como irá viver. Pense nisto!

Se você tem dúvidas em relação a isso ou outras coisas e precisa de ajuda para emagrecer com saúde, prezando por qualidade de vida, sem atropelos, recomendo sempre que procure uma nutricionista. Ela é a única capaz de lhe ajudar com profissionalismo e dedicação! E não falo isso porque quero mais pacientes, pois você deve procurar alguém que se encaixe no seu perfil, eu falo isso como um alerta e por me importar com tua saúde. Na internet, nas revistas, nos jornais, na TV você encontra as dietas mais malucas e inimagináveis possíveis, que dizem ter funcionado pra fulana e pra ciclana, mas lembre-se, você é única, teu corpo é único e você merece o melhor. #DicaDaNutri

Se gostou da dica, me segue nas redes sociais para não perder nada.

WhatsApp (55) 984264690
Facebook nutrifranalmeida
Instagram nutrifranalmeida
YouTube Nutri Fran

Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!

Um super beeeijo da Nutri Fran!

2 Comments

  1. Olá! Este post me ajudou muito! Resolvi tirar o trigo de vez da minha alimentação, para emagrecer uns quilos, estou em completa abstinência. Sintro tremores, dores de cabeça, parece que estou sempre de ressaca. Então fui pesquisar o motivo e achei o post. Obrigada!

  2. Nathalia Cardoso de Matos dos Santos says:

    Me ajudou muito esse post..
    Estou na reeducação alimentar e sentindo muita falta do trigo (refinado); muitas dores de cabeça!
    A dúvida é, o que fazer?! Continuo sem ele até adaptar ou vou retirando aos pouquinhos?
    Trocamos o trigo refinado pela aveia e integrais.
    Desde já, obrigada!
    Nathalia Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *