Sobre comer devagar

Olá gente bonita, tudo bem?

Como é a sua mastigação? Essa é uma pergunta que eu sempre faço nos meus atendimentos, afinal a resposta é importantíssima para o sucesso do seu objetivo.

É natural que com nossa correria e compromissos diariamente que não tenhamos tempo de sobra e com isso, até a hora das refeições ficam comprometidas e acabamos comendo sempre muito rápido.

Tão rápido que se nos perguntarem a noite o que consumimos ao meio dia é capaz de não lembrarmos, e não é porque você é ruim de memória, mas porque não prestou atenção no seu prato, na sua comida.

Eu sei que a vida é corrida, mas comer deve ser um momento de concentração, de olhar para o prato, saber exatamente o que tem ali, de sentir o cheiro, textura e sabor. E mastigar devagar faz parte do processo de ser mais saudável, ter qualidade de vida e até do emagrecimento.

Quando comemos rápido comemos mais, afinal o cérebro precisa nos mandar informação de saciedade e essa informação demora um pouco, mais do que o tempo que a maioria das pessoas demora pra comer. 

O exercício é simples, sirva-se; sente-se a mesa, evite comer em pé ou de qualquer jeito; coloque a comida na boca; mastigue e enquanto isso, solte os talheres, boca cheia e mãos vazias; ao terminar de mastigar aí sim, pegue os talheres e leve mais comida a boca. 

É simples? É. Mas no dia-a-dia é um exercício que exige comprometimento, as vezes nos damos conta que estamos comendo muito rápido quando já se foi metade do prato, nesse caso faça igual o exercício, um dia vira hábito.

E já que falamos em prato, é muito importante observar alguns detalhes:

  • Evite usar diariamente pratos muito grandes, o mesmo vale para talheres, quanto maior o prato, mais queremos ver ele preenchido, não é mesmo?
  • Sirva apenas aquilo que você sabe que vai comer, que é a quantidade da fome e não do excesso;
  • Caso note que está saciado antes mesmo de finalizar, pare. Não continue comendo apenas por que vai sobrar no prato, não force. Saciou, parou. O que sobrou guarde para depois.

E claro que vale lembrar que o momento de comer é de comer e não de estar com o computador ou celular, já nem leva o celular a mesa e se possível desliga a televisão também, os eletrônicos nos tiram a atenção e quando nos damos conta já estamos na segunda servida.

Uma dúvida bem comum que também escuto frequentemente é se dá para beber líquidos com a refeição. Dá, mas sempre opte por água e beba quando não estiver com comida na boca, afinal quem precisa fazer o bolo alimentar descer é a saliva e não outro líquido.

Mas eu sugiro evitar beber durante a refeição, mesmo a água não tendo calorias, ela possui volume, que acaba somando a comida e dilata o estômago. Então podendo evitar, melhor.

Agora, quer ver o que eu penso sobre refrigerantes, da uma lida nesse post aqui Parei com o refrigerante e você?

Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 

Me segue nas redes sociais para não perder nada.

Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
YouTube Nutri Fran

Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!

Um super beeeijo da Nutri Fran!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *