Tipos de sal

Olá gente bonita!

Gravei uma matéria para o programa Closet by Michelli Torrico, que vai ao ar hoje no canal 20/26 da NET, 20 hrs, falando sobre alguns tipos de sal e temperos sem sódio que podemos utilizar nas nossas preparações. E como é um assunto super legal, decidi compartilhar com vocês também, pois sei que muitos tem dúvidas sobre isso, então vamos lá!

O sal é necessário para nossa vida, pois possui cloreto de sódio, um mineral importante para nosso corpo, porém, sempre em quantidades pequenas. O erro é que o nosso paladar já está viciado, e na maioria das vezes não sentimos sua presença nos alimentos, principalmente nos industrializados, pois algumas empresas são espertinhas, colocam sódio até no que não precisaria, mas porque? Para realçar o sabor e conservar. Mas a culpa não é só da industria, pois muitas vezes passamos da medida ideal de sal adicionada nos alimentos, o recomendado é 2 gramas de sódio ao dia. O excesso pode causar muitos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares (hipertensão) e renais, entre outras.

Agora vou lhes apresentar alguns tipos de sal e a escolha será sua 🙂

Sal de Cozinha:  é o mais comum, um sal refinado, extraído do mar, formado por cloreto de sódio. O ruim é que ele passa por muito processos químicos e por isso perde muitos minerais pelo caminho. Pela ANVISA é recomendado adicionar Iodo para evitar doenças como bócio e as cáries.

Sal Light: tem em média metade de cloreto de sódio e a outra metade de potássio (que em excesso também é prejudicial a saúde), pode ser utilizado na mesma quantidade do sal de cozinha, porém evitado por quem tem problemas renais.

Sal Marinho: sem passar por processo de refinamento, resulta da evaporação do mar, possui mais minerais que o de cozinha. Porém a quantidade de sódio é a mesma.

Flor de Sal: é a parte nobre do sal marinho, extraída dos primeiros cristais de sal que se formam no mar, porém deve ser usada com moderação, mesmo sendo nobre, tem sódio. Utilizar em média 4 gramas ao dia, assim como os anteriores.

Sal Rosa: é retirado dos pés do Himalaia, que foi banhado pelo mar, e está depositado nas profundezas. Tem bem menos sódio quando comparado ao sal de cozinha, possuindo em média 84 minerais e é por isso que os cristais possuem esse tom rosado e um sabor mais forte. Mas não é porque ele tem menos sódio que você pode exagerar, use sempre na medida.

Mas aqui vai a dica, deixe para utilizar o sal como um tempero final, coloque primeiro os naturais, que podem ser desidratados ou in natura, lembrando que os industrializados, como aqueles tabletes e pozinho em saches muito utilizado pelos brasileiros, devem ser evitados, pois possuem uma concentração imensa de sódio e gordura. Algumas empresas já criaram temperos sem sódio e com poucas ou nenhuma caloria para facilitar sua vida, até molhos para salada já existem com essa mesma proposta. Mas como eu disse anteriormente use sempre com moderação, como tudo na vida, nada de exageros minha gente linda!

Me segue nas redes sociais para não perder nada.

Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida

Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂

Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!

Um super beeeijo da Nutri Fran!

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *