Olá gente bonita!!
Tudo bem meu povoo?! Espero que hoje esteja bem animada assim como eu, hehe. 🙂
Gente, vamos combinar, que manter uma vida saudável e equilibrada não é tão fácil assim, precisa de muito foco e dedicação, imagina então, para quem desde muito cedo já tem como hábito uma má alimentação e agora deseja essa mudança.
Éééé dona bonita, não é nada fácil. Afinal, não adianta viver de dieta, precisamos mesmo é construir uma nova rotina alimentar e aderir a um novo estilo de vida, onde acrescentamos algumas coisas, substituímos outras e recusamos tantas outras, hehehe! E lembrando sempre, tudo isso se conquista com tempo, ok?!
Quando falamos nessa transformação, logo falamos em reeducação, afinal a mudança deve começar em nosso paladar, pois é muito comum o paladar se acostumar com alimentos muito doces, com excesso de sal e temperos industrializados, e um dos primeiros passos é mudar isso.
“Mas como eu posso mudar Nutri??”
Tem gente que acha que do dia para noite vai mudar e tudo vai se resolver, como em um passe de mágica, mas não dona bonita, pode descer da carruagem da Cinderela. Toda essa mudança em nossas lindas vidas, deve ser feita em etapas. Se tu chegar em meu consultório e na primeira consulta eu falar: “Não adoce mais nenhuma das suas bebidas e não use mais temperos prontos/industrializados”, visto que você não toma um cafezinho sem colocar uma colher de sopa de açúcar, daquelas generosas e coloca tempero pronto no feijão, na carne e até no arroz, quando que você vai voltar em meu consultório?
Provavelmente nunca! Sabe porque? Por que é muito difícil abandonar esses hábitos de forma tão radical de uma hora para outra. Talvez nos primeiros dias até consiga evitar essas atitudes antigas, mas logo essas restrições vão virar um tédio, te estressar, você vai ceder, vai se sentir frustrada em me contar que não conseguiu e não vai querer me ver mais. E caso você volte, as chances de me omitir a verdade, são bem grandes e uma das coisas mais importantes entre profissional e paciente é a sinceridade, afinal como irei lhe ajudar se não me falar a verdade?
É por isso que sou tão contra a radicalismo e tão a favor do individualismo, pois uma pessoa, como o exemplo que citei acima, precisa ser moldada, ou seja reeducada, de uma colher de sopa, ela passará para uma de sobremesa, logo para uma de chá até que chegará o dia em que se sentirá muito feliz em tomar o café sem açúcar. E assim a nutrição vai acontecendo.
É claro gente que estou falando de uma pessoa normal, uma pessoa com patologia, as vezes precisa ser um pouco diferente, mas aí é que entra a parte da individualidade que disse. Cada pessoa tem uma necessidade diferente, não adianta puxar uma dieta da gaveta e entregar para todo mundo que entra no meu consultório. Consegue entender?
E assim como o açúcar, os temperos artificiais podem começar a dar lugar para os temperos naturais, ao poucos podemos ir fazendo as trocas. Deixa eu te contar, tenho uma prateleira na minha cozinha, cheeeiiiaa de vidrinhos (sou a louca dos vidrinhos, junto todos) com temperos diferentões, uma hora eu mostro lá no meu Stories do Instagram (@nutrifranalmeida), só não hoje, pois estou de reforma e vocês nem imaginam a quantidade de poeira que tem na minha casa, hahaha. Mas logo acaba e eu mostro tudo.
E ainda sobre os temperos, se você me falar que não compra por não saber como usar, primeiro eu vou falar que é apenas uma desculpa, segundo, eu posso te ajudar e terceiro, eu também não sabia, mas foi na prática, testando e pesquisando que fui aprendendo, não sou profissa, quando o assunto são temperos, mas posso dizer que me viro bem.
E se você me perguntar quando devo começar a adquirir novos hábitos, só vou dizer uma coisa, leia esses posts:
Existe dia certo para começar?
Fique magra comigo! #ProjetoNutriFran
Não mude só seus hábitos, mude sua forma de viver #ProjetoNutriFran
E depois me conta quando vai começar. 🙂
Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂
Me segue nas redes sociais para não perder nada.
Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida
Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!