Olá bonitos!
Como prometi no último post, hoje vou falar sobre gorduras.
Sei que quando o assunto é esse muitas dúvidas surgem, cada um fala uma coisa e vira uma grande confusão. Você sabe me dizer qual o melhor óleo para usar no dia a dia?
Antes de qualquer coisa, devo dizer que você não deve ter medo das gorduras, não é necessário fugir e nem temê-las, pois são importantes e essenciais para o nosso organismo, sempre lembrando que como tudo nessa vida, deve ser consumida com moderação.
Vamos entender primeiro os tipos de gorduras existentes:
Insaturadas: encontradas principalmente em vegetais, nas oleaginosas, no abacate, em peixes como salmão, sardinha, arenque e também nas sementes.
Saturadas: encontradas nas carnes brancas e vermelhas, na manteiga e no creme de leite.
Gordura trans: pode estar presente de forma natural nos alimentos e nos industrializados aparece como gordura hidrogenada e está presente nos salgadinhos, biscoitos recheados, temperos prontos e outras coisitas mais.
É só lendo o rótulo do produto para descobrir qual gordura ele tem.
Deixa agora eu te explicar sobre cada uma delas.
O óleo de coco é um óleo com triglicerídeos de cadeia média (TCM) e por serem assim, são melhores absorvidos pelo corpo, é logo convertido em energia e não acumula como forma de gordura. Sem falar que em altas temperaturas ele não produz toxinas.
O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que auxilia na diminuição de colesterol total e aumento do HDL (colesterol bom). Sempre recomendo o uso do extra virgem para saladas e o consumo cru, já para temperaturas mais altas, sugiro apenas o virgem, que também não produz substâncias tóxicas ao ser aquecido.
A manteiga, por muitos é taxada como vilã, já para mim é uma queridinha, uso e recomendo demais, mesmo sendo uma gordura saturada. Ela é uma gordura natural não refinada e é sim saudável.
Com moderação seu consumo pode ser diário, inclusive para o preparo dos alimentos em altas temperaturas, afinal ela também não libera toxinas.
Banha de porco, assim como a manteiga, uma gordura animal, natural. Pode ser utilizada sim, mas com muita moderação.
Mas preste muita atenção no que vou te falar sobre ela, é preciso cuidado quanto a procedência!
Só recomendo o uso se você comprar na feira de pequenos agricultores, ou se for alguém da sua família que tem ou souber realmente de onde veio, quem fez, se realmente é pura. Caso contrário, use os outros que citei acima.
Os óleos refinadoscomo canola, soja, girassol, algodão, arroz, são todos refinados e não recomendado. Sei que você já viu milhares de notícias e reportagens sobre, mas não recomendo.
Por serem refinados, nesse processo são eliminados ácidos graxos e substâncias fenólicas que são benéficas, ou seja, o que tinha de bom, se perde no processo. Em altas temperaturas eles formam toxinas que são prejudiciais a nossa saúde e se transformam em gordura ruim.
Óleo de canola por exemplo é geneticamente modificado e ainda assim é encontrado com um valor bem superior ao de soja. Dizem ainda ser melhor, na verdade é tudo farinha do mesmo saco.
O importante é priorizarmos comida de verdade e moderação. A manteiga por exemplo é comida de verdade, leia a lista de ingredientes.
Deve encontrar uns 3 ingredientes, o primeiro sempre vai ser creme do leite e no máximo ela vai conter sal e um corante urucum, caso tenha mais ingredientes fuja.
Agora pega o rótulo de uma margarina, que diz ser amiga do coração, só se for amiga da onça. Uma gordura vegetal cheia de produtos químicos. A lista de ingredientes não sei nem te dizer aqui de tantos nomes difíceis.
O segredo da gordura é maneirar, manter o bom equilíbrio e usar com inteligência.
Não é tudo que cozinhamos que precisa de gordura e em algumas preparações podemos diminuir a quantidade.
Isso ajuda na economia da casa, já que tanto o azeite de oliva quanto a manteiga possuem um valor mais elevado.
Então, vai fazer uma carne, não precisa e nem deve encher o fundo da panela de óleo, é um pouquinho que se usa, a carne já tem sua própria gordura. No arroz não precisa também, eu só uso água e sal. Só!
Até para fritar ovo, quem me acompanha no Instagram (nutrifranalmeida) já viu como eu faço, é só pincelar a frigideira antiaderente com um pouco manteiga ou um pingo de azeite de oliva e tampar, uns minutinhos em fogo baixo e olha como fica:
Sobre alimentos fritos, acredito que você já saiba, mas não custa lembrar que não são boas opções, não são saudáveis e podem trazer malefícios à saúde. Mas para substituir a panela com óleo, porque não usar o forno?
Aquele bife ou peixe empanado ao invés de fritar, tu já experimentou assar? E a batata, já cortou em casa e assou no forno? Fica igual? Não. Afinal os processos são diferentes, mas são opções saudáveis e que não vão prejudicar tua saúde.
São nos pequenos detalhes que conseguimos mudar os velhos hábitos. Espero ter te ajudo, se ficou alguma dúvida, deixa nos comentários.
Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir.
Me segue nas redes sociais para não perder nada.
Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
YouTube Nutri Fran
Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!
Um super beeeijo da Nutri Fran!