Olá gente bonita!
Sabe uma coisa que me preocupa e muito? O fato de existir tantas crianças nos dias de hoje acima do peso e, ao mesmo tempo que me preocupa, me faz refletir, será que existe um culpado para a obesidade infantil?
Parece muito bonitinho ver um bebezinho bem rechonchudinho, mas será que isso é realmente bom? Será que isso não vai acarretar em sérios problemas no futuro? Se os responsáveis por essa criança não oferecerem um bom aporte nutricional, sim, vai gerar muitas consequências negativas, ainda na infância ou na adolescência, como hipertensão, diabetes e muitas outras.
Obesidade infantil é um problema sério e tem crescido cada vez mais, principalmente pela excesso de alimentos industrializados que são ofertados desde muito cedo, excesso de açúcar, de carboidratos refinados, corantes e conservantes. É um pecado ver crianças com 1 ano ou menos comendo doces, chocolates, biscoitos recheados e salgadinhos. Mas se você parar para pensar, nenhuma criança nasce gostando dessas coisas, mas no momento que tem o primeiro contato já passa a gostar e é meio óbvio entender o porque, visto as quantidades dos ingredientes citados acima, sendo o principal, o açúcar!
Não sou mãe ainda e sei o quanto deve ser difícil ir ao supermercado com uma criança, afinal, as gondolas estão cheias de guloseimas com a cara da Peppa Pig, com desenhos da Dory e do Nemo, com cara de ursinho bonitinho na caixa do cereal, com Mickey em formato de balinha de gelatina…. e dizer não para todas essas coisas deve ter como consequência um chorinho sem lágrimas ou um beiço de dar pena, eu sei. Mas precisa ser forte mamãe!
Sei que a indústria não colabora, maaaas, tenho que dizer que os produtos só chegam na sua casa se você os comprar, a garrafinha do seu filho tem a opção de ter sempre um suco natural, a indústria quase te convence que o suco tem gominhos de laranja, mas não acredite, é uma opção sua colocar na garrafinha do seu filho. Crianças por mais autônomas que sejam, não tem poder de aquisição, tem poder de escolha, mas você deve ensiná-la a fazer as escolhas certas.
O maior crime é ver uma criança bebendo refrigerante na mamadeira, sério, prefiro não comentar. É bem comum ver hoje em dia crianças que não sabem o gosto de nenhuma fruta, muito menos de uma verdura. “Ah, mas cresce!”, sim, cresce, mas e a qualidade de vida? Qual futuro você quer para seu filho?! Pare e reflita, por mais difícil que seja mudar os velhos hábitos, nunca é tarde para tentar.
De uma coisa eu tenho certeza, a culpa não é do seu filho, pois a mudança começa em você, não espere por ninguém, muito menos pela indústria. Se precisar de ajuda, procure uma Nutricionista!
Gostou da dica? Me segue também nas redes sociais para não perder nada.
Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida
Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂
Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!
Um super beeeijo da Nutri Fran!