Olá gente bonita!
Ontem, no dia 12 de julho de 2015, o programa Fantástico, da rede Globo, apresentou uma reportagem sobre os famosos alimentos detox, onde investigaram a eficácia de alguns produtos e métodos nada convencionais.
Por isso hoje, quero esclarecer algumas coisinhas, falando sobre modismos e deixar meu posicionamento em relação a essa onda detox.
Constantemente eu atendo pessoas que aderiram a moda detox, e na minha cabeça a primeira coisa que vem é “será que ela sabe o significado e o objetivo do detox?”
Pois bem, para começar, você precisa entender que a palavra detox, é a abreviação de detoxification, que traduzindo significa desintoxicação, ou em outras palavras, quer dizer limpeza, eliminar toxinas.
Mas aí você me diz “eu bebo todas as manhãs essa maravilha milagrosa e tem sido um sucesso”. Será que somente um suco verde basta para fazer essa limpeza?
A dieta detox, vai muito além de um suco e eu sempre falo isso. Ao ler uma revista, juntamente com depoimento do famoso, isso faz nossa cabeça, eu sei, mas devemos ser mais desconfiados e não acreditar nas coisas que são fáceis demais.
Na nutrição e na saúde não existem milagres, muito menos alimentos milagrosos, existem sim, alimentos maravilhosos que possuem inúmeras propriedades e que são essenciais para nossa vida, mas só funcionarão juntamente com uma alimentação equilibrada e com cuidados diários.
O segredinho de uma dieta (do termo dietoterapia, que resumidamente significa oferecer os nutrientes certos para você e com foco na individualidade) é pensar na funcionalidades, “será que esse alimento serve pra mim?” , “o que ele vai me proporcionar?”, faça essa pergunta para você mesma. Acredite, a nutrição é muito mais do que você pode imaginar!
Se tem uma coisa que eu ainda não entendo, são as dietas que tenham como foco somente em um alimento, ou aquelas que você não pode comer um certo grupo de alimentos e que não prezam pelo individual, enfim, sou a favor da educação nutricional.
Gosto de ensinar e deixar claro, pois acredito que no momento em que você aprende, passa a gostar realmente do que faz e faz por prazer, o que durará, esse é o segredo.
Que fique bem claro, não estou aqui para falar dos meus colegas de profissão, muito menos para julgar ninguém, mas cada um tem o seu ponto de vista e a sua conduta, essa é a minha!
Dica da nutri
Confie desconfiando! Se você ler alguma reportagem sobre algum alimento novo, da moda e milagroso, não saia comprando, pesquise antes sobre o assunto, procure alguém que entenda, como uma nutricionista e abra sua mente.
Se você realmente quer o seu corpo desintoxicado, beleza! Não sou contra a dieta detox, quando feita de forma correta, pois acho essencial para qualquer pessoa, uma vez por ano pelo menos.
Este processo consiste em uma alimentação extremamente balanceada, com o intuito de auxiliar o organismo a eliminar essas substâncias tóxicas, que sofrerão uma biotransformação, onde serão eliminadas pelas fezes, urina e suor, e caso você queira saber, o emagrecimento é somente uma consequência.
Este processo exige foco e persistência, dependendo da pessoa, durará em média 20 dias, mas você não pode acabar e sair comendo tudo que vê, é um processo complexo e contínuo.
Então me desculpe, mas você não vai encontrar uma receita, exclusiva para seu corpo, em uma banca de revista, programas na televisão ou sites de fofocas. Procure sempre uma nutricionista, que vai saber identificar suas necessidades e fazer um plano que funcione para você, lembre-se, trata-se da sua saúde.
Me segue nas redes sociais para não perder nada.
Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida
Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂
Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!
Um super beeeijo da Nutri Fran!
[…] sua obrigação é voltar a sua rotina, simples assim. Não precisa ficar em jejum, fazer detox, passar só a água, não precisa fazer nada para “correr atrás do prejuízo”, só é […]