As pessoas não sabem o que é comida saudável

Olá gente bonita!

Esse post aqui é uma continuação do post Comida de verdade e é também um desabafo.

Cheguei a conclusão de que as pessoas não sabem o que é comida saudável, elas não tem ideia do que é ser saudável.

Eu não posso afirmar onde essa confusão começou, mas como sempre disse, a ideia desse blog era ajudar, então, é isso que vou fazer. Vou te explicar definitivamente o que é ser saudável.

Muitos pensam que ser saudável é viver de salada, frutas ou ficar sem comer por tantas horas do dia e beber tantos litros de shake industrializados e está tudo certo, “agora sou o fulano doutor saudável”. Doutor porque se transforma em especialista em “comida saudável”, #SQN.

Alguns pensam que para ser saudável não pode isso e nem aquilo, que tem que comer comida sem gosto e sem vida e tem que trocar o presunto por peito de peru, quando na verdade, é tudo igual.

Outros acham que ser saudável gasta muito, é coisa de rico, afinal tem que comprar tudo pronto, o combo da marmita mensal e a bolacha importada que vende só na loja de “coisas saudáveis”. Recomendo o post Qual o preço de uma alimentação saudável? e também Desembalar menos e descascar mais.

Boniiiitos, tem tanta coisa errada, porque simplesmente o mundo desaprendeu a comer. É um terrorismo que afasta as pessoas do que é fácil, do que é simples, é uma confusão generalizada do que realmente é comida saudável, do que é comida de verdade.

Comida saudável é arroz, é feijão, é carne de panela, feita com ingredientes e temperos do bem. Sem aquela lista difícil de pronunciar no rótulo ou que vem direto da hortinha caseira feita na garrafa cortada e cultivada na sacada do apartamento.

Comida saudável é de boa procedência, cheia de nutrientes e vitaminas, com cheiro natural e incrível e ainda te dará aquele abraço gostoso.

Sabe porque eu gosto tanto de ir a feira e gosto de ir com tempo? É ali que socializo com quem me proporciona muito do que eu como, eu também pergunto, indago, aprendo e compartilho. E faço o mesmo quando vou a padaria ou restaurante.

Eu seria hipócrita em dizer que não como nada de artificial, nada de industrializado, é impossível, como sim, mas isso não é a base da minha alimentação, isso não faz parte da minha rotina diária.

Se tu ainda não entendeu o que estou querendo dizer, deixa eu ser mais clara. Margarina que diz cuidar do coração, não caia nessa, prefira uma boa manteiga e em menor quantidade.

Óleo de soja refinado e ainda usado em excesso, furada, um fio de um bom azeite de oliva dá conta e muitas vezes para cozinhar você nem precisa da gordura.

Para temperar sua comida, você também não precisa de caldo de galinha e temperos instantâneos, só sal já basta, mas para quem não tem preguiça, descascar uma cebola e um alho não mata ninguém. Eu ainda uso páprica, picante ou defumada dependendo do prato, um mix de ervas e umas pimentinhas para dar um gosto único.

Não faz falta também o iogurte grego de não sei o que e semelhantes, já experimentou o iogurte natural com algumas frutas? Agora me diz porque, lasanha e pizza congelada, sucos em pó ou de caixinha, refrigerante, misturas para bolo, cereais açucarados e sopas instantâneas? Vou dar um tempo pra tu pensar.

Quer algo mais fácil do que preparar uma lasanha e tu pode ainda congelar pra comer em outro dia de aperto, assim como pizza, da massa ao molho de tomate, tu pode fazer tudo em casa. Nem vou falar da sopa. Se não tem tempo pra espremer uma laranja, toma água. Bater um bolo tu faz num pulo e cereais matinais e refrigerante são um crime contra tua saúde. Pronto falei!

Viu gente, é bem fácil de entender. Comida saudável é comida de verdade, que nem sempre tem rótulo e são com ingredientes simples e que conhecemos. É aquela que vem direto da terra para prato, das mãos do produtor pra mesa, é a massa do pão que tu amassa e depois assa e não passa por vários processos feito por máquinas nem por adição de vários tipos de conservantes e aromatizantes.

Dicas finais

  1. Cuidado com aquilo que está muito explícito na embalagem, você pode ser enganada, muitos biscoitos dizem ser zero açúcar, mas isso não significa que ele realmente não tenha açúcar, afinal muitos outros ingredientes podem ser classificados como açúcar ou podem ser uma fonte dele (carboidrato refinado). Acredite, até uma bolacha água e sal (salgada) tem açúcar, barras de cereal que tão fitness parece, também pode possuir mais do que você imagina, mas saiba como não cair nessa e nem ser enganada, lendo os rótulos e principalmente a lista de ingredientes.
  2. Para quem não tem acesso as feirinhas de produtores, observe nos produtos dos supermercados se ele tem um selo de orgânico, isso garante que ele é auditado e prova que passou por certificação para ser vendido como tal. Para entender melhor, leia Orgânicos, uma tendência que veio para ficar.
  3. Se gostou do assunto e quer se aprofundar, já tem um post aqui no blog que esclarece qual a diferença entre alimentos minimamente processados, processados e ultraprocessados. É essencial para fugir de ciladas, clica aqui para ler.

Espero que tenham gostado do post e das dicas. Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!

Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂

Me segue nas redes sociais para não perder nada.

Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
YouTube Nutri Fran
Snapchat fran-dealmeida

Um super beeeijo da Nutri Fran!

2 Comments

  1. […] Esses alimentos muitas vezes nos enganam, somos muito tentados pela sua praticidade e por muitas vezes se parecer com um doce “normal”, é aí que somos pegos, muitas vezes eles são sobrecarregados de adoçantes artificiais e componentes químicos, com uma lista gigantesca de ingredientes. Fique atento e leia sempre os rótulos, entenda que a melhor comida é aquele que você faz em casa, por sinal tem várias opções de receitas práticas aqui no blog e no meu Instagram também, segue lá nutrifranalmeida. Opte sempre por comida de verdade, que é mais saudável, pense mais em qualidade do que apenas em quantidade, tenho dito. Leia esse post também As pessoas não sabem o que é comida saudável. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *