Projeto Você Saudável: plano alimentar

Olá gente bonita!!

Hoje vamos ver um pouco mais do projeto Você Saudável, se ainda não conhece clique aqui. No primeiro post, onde apresentei o projeto a você, também apresentei minha amiga Michelli Torrico, que a partir de agora, chamarei carinhosamente de Mi.

Como falei naquele post, ela é uma pessoa suuuuper atarefada, com isso seus dias se tornam uma verdadeira loucura, e nem vou perguntar se você sabe o que é uma vida corrida, pois já sei que a resposta será, SIIIIM! Também lhe contei que no dia 8 de julho foi dada a largada e a dona Mi começou a cumprir seu plano alimentar, mas acredito que você esteja curiosa, querendo saber quais foram as minhas orientações à ela, não é? Então vamos colocar as cartas na mesa e deixar você por dentro de tudo.

Só quero esclarecer uma coisa antes, o plano que fiz foi exclusivo para ela, um plano alimentar deve ser sempre exclusivo. Quero que fique bem claro que o objetivo de tudo é lhe mostrar que é possível, mesmo que com uma rotina “bagunçada”, ajustar-se e manter uma vida saudável. Não quero que você copie tudo que planejei para ela, mas pode se espelhar. Verá que muitas coisas vão servir para você, mas outras não. E nunca esqueça, você não está sozinha, estou aqui para ajudar!

Maaaas chega de mimimi, sem enrolação, vamos lá!

A Mi tem 29 anos e está dentro do peso, porém tem como objetivo principal, segurar um pouco no freio, com o que diz respeito a alimentação e mudar seus hábitos, também fazer aquela troca linda de massa gorda por massa magra, e quem não quer né?! Os outros dados antropométricos, que são as medidas corporais, vou deixar para o próximo post, pois também quero mostrar o resultado dos exames que solicitei, assim deixo vocês curiosas. 🙂

Fiz com a Mi, um recordatório alimentar 24 horas, onde perguntei a ela tudo que comeu no dia anterior e foi super fácil de escrever, pois ela só fazia 2 refeições por dia, acredita? Somente almoço e café da tarde, que já serve como janta. Expliquei à ela que o ideal é fazer no mínimo 5 refeições ao dia, feitas de 3 em 3 horas, parece pouco tempo, mas é o suficiente para comermos porções pequenas em não sentir fome, esse é o segredo, não sentir fome. Por isso no plano dela costa o desjejum, lanche da manhã (como no momento ela está de férias da faculdade, não faz o lanche da manhã, pois acorda mais tarde e consequentemente faz o desjejum mais tarde), almoço, lanche 1 e 2, janta e ceia (dependendo da hora que for dormir).

Manter esse hábito é extremamente importante para qualquer pessoa, principalmente para a Mi, que possui a Síndrome do Intestino Irritado, pois dessa forma ela vai formar o bolo fecal sempre em quantidades parecidas, o que vai facilitar muito a vida dela. Um detalhe importante é que ela fez um teste para ver quais alimentos devem ser evitados, entre eles está a lactose, glúten, refrigerante, água com gás, alho, pimentão, cebola crua, feijão (o caldo pode ser usado), suco de uva, vinho, doces artificiais que contenham sorbitol, couve flor, repolho e brócolis. Saber os alimentos que te prejudicam, ajuda muito a aliviar os sintomas.

Como a Mi já é mãe de uma menina linda, mostrei a ela que esses hábitos servem de mau exemplo para sua filha, que também será alvo do projeto. Por ver sua mãe pular o café da manhã faz o mesmo e vai para a escola sem comer nada, e já vimos sobre a importância do café da manhã aqui no blog, da mesma forma, incentivei a fazer sempre as refeições a mesa, em um ambiente tranquilo, longe dos aparelhos eletrônicos, o que é um problema para a pequena. É, seus hábitos podem estar influenciando os de outros, pense nisso.

Também incentivei um maior consumo de água, frutas e verduras, já que não está acostumada a comer diariamente e pedi que evitasse sucos industrializados, preferindo sempre os naturais ou integrais, trocar margarina por requeijão ou queijo cottage, ambos sem lactose, evitar bolachas cream cracker ou água e sal, pois contém muita gordura e açúcar (sim, tem açúcar, leia os rótulos), e trocar por bolachas e pães que possuam fibras, preferencialmente sem glúten e lactose.

Bom pessoal, de início foi isso, não quis encher ela de informações no primeiro dia, pois essa é a minha conduta, mas sexta-feira dia 15 de julho vamos ter a nossa próxima consulta. Fiquem ligadas que segunda-feira já irei postar como essa moça esta indo.

Me segue nas redes sociais para não perder nada.

Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida

Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂

Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!

Um super beeeijo da Nutri Fran!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *