Operação carne fraca, opinião e dicas para evitar uma cilada

Olá gente bonita!

Tudo bem com você?! Essa semana fiquei um pouco ausente aqui no blog, mas estive muito presente lá no Stories do Instagram, se não segue lá ainda, comece a seguir, @nutrifranalmeida. 🙂

Mas vamos conversar um pouquinho sobre a grande polêmica da semana passada?! Gostaria muito de acordar e saber que foi só um sonho, mas não gente, isto ocorre e tenho a plena certeza que não é de hoje, não o fato do papelão ou da cabeça de porco em si, da água injetada ou dos alimentos maquiados, mas de sermos enganados pela indústria, quase que todos os dias.

Lendo um pouco sobre o assunto, tanto as reportagens, quanto a opinião dos meus colegas nutris, percebi que hora jogam a culpa nas empresas, outra nos órgãos de fiscalização e outra no consumidor. Na verdade para mim, os 3, indústria, fiscalização e consumidor, tem sua parcela de culpa.

Acredito que por mais “ignorantes” ou dispersos que somos na hora de comprar um produto, a indústria de maneira alguma, tem o direito de nos vender algo alterado, afinal, ela tem de nos falar a verdade, é uma regra simples, e uma das formas de nos mostrar isso, é através da lista de ingredientes, esse é um direito nosso, saber de verdade o que de fato estamos  comprando.

Os órgãos fiscalizadores, tem sua parcela de culpa também, tenho certeza que não são todos os fiscalizadores (não podemos generalizar), mas uma pequena parte que preferiu fechar os olhos e talvez encher o bolso. Triste né?!

Mas principalmente acho que nós, como consumidores erramos. Já falei muito aqui no blog sobre a importância de ler rótulos e isso sempre será muito importante, mas outro cuidado que também devemos tomar, é questionar sobre a procedência do alimento, é, perguntar dona bonita.

Como é feito? Onde é feito? Como é armazenado? Como é transportado? As vezes temos vergonha de perguntar, de sermos indiscretos e chatos, mas precisamos entender que é nosso direito, pense que não importa a cara do vendedor, mas que diz respeito a nossa saúde.

A bem da verdade é que as pessoas, de um modo geral, estão tão preocupadas com a estética e focadas nos alimentos que engordam ou não, que simplesmente esquecem da saúde, que é o nosso bem mais precioso. Muita gente confunde tudo em suas cabecinhas e acha que estar magro é sinônimo de saúde. Nem sempre dona bonita, nem sempre! 🙂

Vi que o maior problema foram as fraudes dos processados como salsicha, nuggets, linguiças, mortadelas e outros, mas me diz uma coisa, em algum momento isso faz bem para sua saúde? Você não tem que deixar de comer, apenas porque foi encontrado papalão neste tipo de produto, mas porque vai inúmeros tipos de conservantes, corantes, realçadores de sabor, nitritos, nitratos entre outras coisas que só Deus sabe. Já sabe o que são alimentos ultraprocessados?

A melhor coisa que você faz para sua saúde é deixar de se preocupar tanto com aquilo que engorda ou emagrece e se preocupar com o que está entrando dentro da sua dispensa e geladeira e, principalmente, para dentro do seu organismo. Precisamos nos preocupar com aquilo que vai nos fazer bem, nos proporcionar mais saúde, que tem vitaminas, minerais importantes, que vai fazer nosso corpo funcionar melhor, deixar nossa pele mais bonita e melhorar nosso humor.

“Tá nutri, eu já entendi, mas e o que eu faço agora, deixo de comprar carne, crio uma vaca no meu pátio, vou morar no campo?????”

Não meu bem, não precisa fazer nada disso, apenas tome alguns cuidados, fique mais ligada na hora das compras, confie sempre desconfiando. Opte pelos alimentos in natura, minimamente processados, a comida de verdade, e deixe os processados para segundo plano e os ultraprocessados ainda mais longe do seu carrinho e da sua casa, saiba um pouco mais sobre eles clicando aqui.

Quanto as carnes tome alguns cuidados como:

  • Cuide a aparência, observe sempre a cor e odor, uma carne muito vermelha ou uma carne muito escura são sinais de alerta, procure um meio termo. Se conseguir ver a temperatura de armazenamento, melhor;
  • Opte sempre por carne fresca e não embalada;
  • Se for comprar carne moída, escolha a peça e mande moer na hora, na sua frente, tem gente que acha que é mais caro, não, não é, e se for, tem coisas na vida que não vale o mais barato;
  • Evite embutidos, prefira os artesanais, não faz mal comer linguiça, desde que ela seja artesanal e com equilíbrio, claro;
  • Na dúvida, não compre! Simples assim.

Me segue nas redes sociais para não perder nada.

Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida

Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂

Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!

Um super beeeijo da Nutri Fran!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *