Olá gente bonita!
Já falei inúmeras vezes aqui no blog sobre o quanto sou contra as dietas da moda e os radicalismos que estas propõe, mas sou a favor de um plano alimentar equilibrado, porém bem variado! Fiquei parecendo uma candidata a vereadora agora, hehehe! Saber variar o plano é tudo, pois não adianta somente conter pouco carboidrato, tem que ter a possibilidade de fazer trocas, de preferência, inteligentes, para não ficar sempre na mesmice.
Assim como cada paciente/cliente tem um objetivo diferente, cada um tem sua preferência. Tem muita gente que gosta de comer todos os dias a mesma coisa e para sempre a mesma coisa. Mas pera aí, não são assim que as coisas funcionam ou que deveriam funcionar. Até entendo, pela praticidade, você seguir e comer praticamente todos os dias as refeições parecidas, mas de tempo em tempo, isso tem que mudar.
Logo que iniciei minha vida profissional em clínica, atendi uma paciente que queria perder peso e que comprava só alimentos que tivesse no rótulo diet e light (e para tirar isso dela miiiiga, não foi fácil), mas a minha maior dificuldade era conseguir mudar o plano alimentar e ofertar outras opções, ela não queria que eu trocasse nada de jeito nenhum. Resumo da história, ela não perdeu peso, pelo contrário, ganhou, me abandonou, depois de um tempo me procurou novamente, a dificuldade foi a mesma e a luta contra a balança continua até hoje.
Não variar o plano é monótono, é chato, é enjoativo, é cansativo, e em muitas vezes frustrante, afinal não conseguimos chegar longe assim. E quando falo em variar, falo também em sair da zona de conforto, saia do trigo e do leite, já tem um post só sobre isso aqui no blog, leia, vale a pena. Precisamos ser criativos com a alimentação, não saber cozinhar ou não gostar, também não é desculpa, afinal se apostamos sempre nos mesmos alimentos, nosso corpo acostuma e alcançar o objetivo fica cada vez mais difícil.
“Ah, mas comigo não vai dar, pois não tenho condições financeira para variar!”. Meeeeeu bem, se você diz isso, sinto em dizer, que são apenas desculpas para não se alimentar bem. Já fiz e faço sempre que necessário muitos planos, com custos bem baixos e com muitos objetivos alcançados. É possível sim comer muito bem, variando bastante, sem gastar fortunas. Já mostrei isso em outro post, mas olha o que uma paciente me mandou recentemente:
Para mim, saúde é um investimento e as vezes precisamos abrir mão de algumas coisas, mas também não significa gastar horrores. Procure uma nutricionista que saiba do seu orçamento ou que pelo menos, se interesse em saber, não tenha vergonha de expor e conversar sobre isso, é algo que deve fazer parte do seu papo com ela, afinal, é um fator determinante para criação de um plano alimentar que terá sucesso na execução.
Se gostou da dica, não esquece de me seguir também nas redes sociais para não perder nada.
Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida
Muitas pessoas me perguntam como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo. Por isso, resolvi criar um lugarzinho aqui no blog, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir: Consulta
Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!
Um super beeeijo da Nutri Fran!