Olá gente bonita!
Já virou picolé ou ainda não? Me diz, que friiiiio é esse #pelamor. Bom, mas o assunto não é frio e sim, Jejum Intermitente (JI). Hoje eu vim trazer a continuação do post anterior, pois sei que muitos estavam a espera e me cobrando por isso também. Se ainda não leu a primeira parte, clique aqui.
Como já conversamos no outro post o Jejum Intermitente varia de acordo com o indivíduo e será adaptado para cada um de acordo com as necessidades do seu organismo, podendo variar de 12 a 16 horas e ser feito 2 dias na semana ou também como todos os dias. E sim, para quem perguntou, as horas de sono, que na média deveriam ser de 8h, podem ser contabilizadas no tempo total de jejum.
Você pode iniciar o jejum as 20h da noite e voltar a comer somente ao meio dia do dia seguinte (dormindo as 8h), ou pode iniciar após o café da manhã, das 8h da manhã até as 20h da noite (sem o sono do meio), mas como disse, tudo depende.
O jejum prepara o corpo para trabalhar de uma forma diferente. “Mas como assim Nutri?” O jejum atua no sistema metabólico e na produção de hormônios, ele contribui para que haja uma menor estimulação da insulina, desativando o ciclo da fome. Com esse “ciclo da fome” desativado, vai ser acionado um hormônio, chamado glucagon, fazendo com que a produção de insulina diminua cada vez mais, isso faz com que o corpo clique no botão queimar reserva de energia. Ou seja, o corpo passa a queimar a gordura estocada, isso acontece até a quebra do jejum.
Outra função maravilhosa que o jejum tem, é de fazer uma desintoxicação, com o fato de você ficar sem comer por tal período, o corpo consegue fazer um reparo nas células e o intestino acaba conseguindo descansar, pois vamos combinar né, todo mundo merece umas férias. Por isso, em respeito ao nosso belo intestino que não podemos sair do jejum de forma desesperada e comer a primeira “besteira” que tem pela frente, muita calma, siga um plano.
Como eu disse anteriormente, o Jejum Intermitente tem trazido benefícios tanto à saúde física, quanto a saúde mental e um outro grande benefício é para o nossa amado sono, maaaaas, isso será o tema do próximo post.
Procure uma Nutricionista
Uma pergunta frequente é “Mas se eu fizer jejum, não vou perder massa muscular?!”, se for nesse prazo de até 16 horas, muito provavelmente não, é por isso que o pré e pós jejum devem ser muito bem programados. Aí que entra a importância de você ter uma nutricionista nessa jornada, ela vai lhe orientar e criar um plano para você, não faça qualquer coisa sem a orientação de uma. Olha lá dona bonita, não vai me fazer coisa da tua cabeça e prejudicar tua saúde.
Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂
Me segue nas redes sociais para não perder nada.
Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida
Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!
Um super beeeijo da Nutri Fran!