O peso é o melhor indicador de que a dieta está dando certo?

Olá gente bonita!!

Hoje o post é especial para as viciadinhas em balança, é, pra ti mesma mulheeeer. Só deixa eu te pedir uma coisa antes, leia esse post com muita atenção e abra a sua mente, peso não é tudo nessa vida e deixa eu te explicar o por quê.

Eu sei que tem muuuuuita gente que não saí da farmácia sem antes colocar os pés na balança, que acorda e vai direto no banheiro dar aquela checadinha no peso e como se não bastasse, só para confirmar, se pesa antes de dormir e se choca todos os dias, ao ver que o peso da noite não é o mesmo que deu pela manhã, que o da farmácia não é o mesmo que deu em casa. E aí a cabeça já fica toda confusa, pensando em qual momento do dia exagerou ou em qual dieta vai ter que fazer para ajustar os quilinhos que ganhou.

A culpa não é sua, nem da sua dieta, nem da sua balança e na minha opinião isso é auto-massacre, hehe, porque nunca vai dar o mesmo peso. Ele pode variar de acordo com o clima, com aquilo você comeu no dia, digo em volume, quantidade e o tempo entre as refeições, pode variar com  quantidade de líquidos no seu corpo, com atividade física ou se está ou não no período menstrual, são muitos os fatores. E a balança de casa, aquela que fica no banheiro, pegando umidade, pode não ser uma amiga tão fiel, muito menos aquela da farmácia, que está a anos ali encostada sem nenhum tipo de manutenção. Acorda dona bonita.

Então respondendo sua pergunta, não, o peso não é o melhor indicador para saber se a dieta está ou não dando certo!

“Bom, mas e aí?! Então não tem jeito de saber se a dieta está funcionando Nutri?”

Tem jeito sim, através de uma avaliação corporal. O peso faz parte desta avaliação, mas não é o que mais importa, afinal ele pode aumentar ou diminuir, como já expliquei, sem significar se o plano deu certo ou não. Nesta avaliação é preciso verificar as medidas do seu corpo com a fita métrica e as medidas de pregas cutâneas através do adipômetro, com ele eu saberei teu percentual de massa magra e gordura corporal. Tem muita gente aí que também só confia na bioimpedância, sendo bem sincera, eu não confio tanto assim. Sou fã dessa nutrição mais raiz. Mas isso é assunto para outro post.

Não tem como o toque, como saber realmente onde a gordura está diminuindo ou não. E isso é uma questão de conduta, tem Nutris que pensam assim e tem outras que só usam a bioimpedância, enfim, cada uma com sua opinião, mas eu, mesmo tendo uma balança de bioimpedância em meu consultório, prefiro e utilizo o olhar minucioso e o toque da avaliação corporal.

E para finalizar o post, quero te dar uma dica de amiga, não confie em dietas que só avaliam o peso, muito menos naquelas consultorias que te orientam a se pesar toda semana e mandar o resultado da balança pelo WhatsApp, afim de alguém lhe monitorar e menos ainda naquelas que além de sugerir tudo isso, não permitem que você faça atividade física. As chances de você ganhar todo o peso “perdido” e mais uns amiguinhos, ali na esquina é bem grande. Procure uma profissional séria e responsável com você e com sua saúde!

Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂

Me segue nas redes sociais para não perder nada.

Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida

Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!

Um super beeeijo da Nutri Fran!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *