Olá gente bonita!
Você por acaso já ouviu alguém dizer “Esse alimento tem baixo índice glicêmico”? Mas afinal, você sabe o que é índice glicêmico? Várias vezes aqui no blog já mencionei esse termo, mas nunca expliquei de fato o que é. Então, para quem não sabe seu significado ou sabe e quer conhecer mais, no post de hoje vou lhe mostrar que ele é muito mais importante do que imaginamos.
O índice glicêmico é um indicador de velocidade de carboidratos, pois quando o consumimos, liberam glicose, uns irão entram de forma mais lenta e outros de forma mais rápido na corrente sanguínea, sacou?! Por exemplo: um alimentos com baixo índice glicêmico, possui uma digestão mais lenta, ou seja, tem liberação lenta da glicose no sangue e vice-versa.
Na verdade ele é um protocolo de dietas, principalmente as que tratam da diabetes, por ser responsável em considerar as concentrações de glicose após consumirmos. Para pessoas que precisam controlar a glicose, é extremamente importante conhecer mais sobre este indicador, pois os de baixo índice glicêmico irão produzir resposta menor ao aumento de glicose sanguínea – hiperglicemia e aumento da liberação de insulina – hiperinsulinemia.
Mas então ele só importante para quem tem diabetes? Não amiiiga! Pense, se um carboidrato tem alto índice glicêmico, é porque vai aumentar a glicose no sangue, isso porque tem mais açúcar que um de baixo índice glicêmico. Quem está a fim de levar uma vida equilibrada e saudável, é importante consumir carboidratos complexos (os integrais, por exemplo), que possuem um teor menor de açúcar. Sem falar que quando consumimos muito açúcar, ocorre uma liberação maior de insulina e, muita insulina liberada pode levar a resistência à esta e ao acúmulo de gordura no seu corpinho, que gosta de se acolher na nossa cintura.
E uma dica boa para você diminuir o índice glicêmico dos alimentos, é acrescentar fibras, como linhaça, chia e outras, que são responsáveis por controlar a taxa de absorção de glicose. Por exemplo, vai comer tapioca, que possui uma índice glicêmico alto, e que é a mesma coisa que comer pão, já expliquei isso em outro post com uma receitinha delícia de tapioca, acrescente na massa 1 colher de sobremesa de chia e pronto, já tem uma alimento bem mais rico. Está entendendo?! 🙂
Mas quais tem baixo ou alto índice glicêmico? Vou citar alguns para você, vamos lá:
Alimentos de alto índice glicêmico: Tudo que for feito com farinha branca como, pães (mesmo os sem glúten), macarrão, biscoitos, massas, bolos, arroz, entre outros.
Alimentos com baixo índice glicêmico: Vegetais, maçã, amendoim ,tangerina, damasco, leite, iogurte natural, abacate, coco, pera, pêssego, hortaliças em geral, lentilha, ervilha, grão de bico, pão integral, aveia, massas integrais, arroz integral, entre outros,
Me segue nas redes sociais para não perder nada.
Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida
Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂
Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!
Um super beeeijo da Nutri Fran!
adoro as dicas da fran, sou fã.
Queee bom, fico muito feliz em saber 🙂