Olá gente bonita!
Tudo certinho com vocês? Passaram bem de feriadão? No meu caso foi feriadinho, mas tudo bem. Hoje nós vamos falar um pouco sobre o famoso dia do lixo! Primeiro, quero clarear suas ideias, pois na minha conduta profissional não existe dia do lixo e sim uma refeição livre, já te explico.
Mas como assim dia do lixo? Para quem faz dietas, segue um plano alimentar ou faz reeducação alimentar esse já é um termo conhecido, mas para quem nunca ouviu falar, o dia do lixo é quando você escolhe comer o que quiser durante o dia.
E é nisso que eu não concordo, um dia inteiro livre é muito para qualquer pessoa, trabalho com uma refeição livre e não o dia todo e prefiro chamar de refeição livre, pois lixo é muito agressivo, quando se trata de comida.
Imagine aquele pão gostoso que só sua mãe sabe fazer, aquele pudim que seu pai faz para te esperar no final de semana ou até aquele prato especial do teu restaurante favorito, agora imagina rotular isso tudo como “lixo”? Menas né gente. Comida tem valor sentimental, gera laços emocionais entre as pessoas e isso vai do prato mais sofisticado, passa pelo arroz e feijão de todo dia e vai até o hambúrguer que tu dividiu de madrugada com alguém em tal momento da tua vida e isso te marcou de alguma forma.
Então nada de chamar comida de lixo, vamos chamar de refeição livre e eu prefiro fazer assim, durante a semana, determine 1 refeição livre, podemos dizer que você quer comer pizza, beleza, mas isso não quer dizer que precisa pedir uma tamanho família e comer sozinha. Significa que você pode escolher um alimento que gosta e que não está no seu plano alimentar e comer 1 vez na semana, sempre com moderação. É livre, mas não tão livre assim, hihihi!
Se não seria simples, vou a um jantar que tem entrada, prato principal e sobremesa, cuidado, são três refeições aí, não me vai contar como uma só, não trapaceie. 🙂
Se tu furou a dieta e não sabe o que fazer, leia isso daqui Furei a dieta e agora?
Sei que tem alguns profissionais se que são contra isso, mas eu não vejo problema. Quando temos uma alimentação saudável e equilibrada no dia-a-dia e combinamos isso com algum tipo de atividade física, a refeição livre não vai prejudicar nossos resultados. Afinal, merecemos comer aquilo que gostamos, comer deve sempre ser um prazer e eu priorizo isso.
Mas claro, não é todo mundo que pode ter um momento como este na semana, pois tudo dependendo do objetivo e dos resultados de cada um. É como eu sempre digo, o que serve para alguns, não serve para outros. Por isso que é sempre bom conversar com seu nutricionista ou procurar uma que lhe oriente e te ajude a fazer tudo da forma correta. E lembre-se, não é comer pra se encher, mas para matar a vontade e comer na medida, sendo assim, pode!
Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂
Me segue nas redes sociais para não perder nada.
WhatsApp (55) 984264690
Facebook nutrifranalmeida
Instagram nutrifranalmeida
YouTube Nutri Fran
Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!
Um super beeeijo da Nutri Fran!
[…] Entenda que não estou me referindo a isso como dia do lixo, isso pra mim não existe, me refiro a abrir exceção em uma refeição de um determinado dia para algo que gosta muito, como uma pizza por exemplo, mas de preferência em quantidades moderas. Para entender melhor o que eu penso sobre o dia do lixo, leia esse post: Dia do lixo, pode? […]