Saciou, então já pode parar

Olá gente bonita!

Tenho certeza que pelo menos uma vez na vida você já escutou essa famosa frase “você só sai da mesa se comer tudo que está no prato!”, já né?

Meio que sem querer fomos ensinados (e não culpe seus pais por isso) a respeitar a quantidade do prato e não a nossa saciedade.

Hoje podemos ver o quanto um mal hábito da infância, pode nos afetar em nossa vida adulta. Pois estamos acostumados a servir uma certa quantidade e muitas vezes, acaba sendo demais, mas comemos, porque ficamos com dó de jogar fora, já aconteceu com você?

No post de hoje quero te ajudar a identificar se isso tem ocorrido e dar umas dicas para mudar esse hábito.

Parece até mentira, mas ao perguntar à algumas pacientes o que comeram no almoço do dia anterior, elas não lembram e isso acontece com uma frequência assustadora em consultório.

Isso é resultado de uma refeição feita às pressas. Também podemos culpar o celular, a televisão e as trezentas tarefas que estão passando na sua cabeça na hora do almoço ou de qualquer outra refeição.

Mas e se você experimentar fazer a suas refeições mais devagar, servir um pouco menos no prato, prestar mais atenção em você, na foma como mastiga e na textura de cada alimento?

Entenda, não é só comer devagar porque tem que ser, é porque existe um processo a ser respeitado.

Explicando de forma bem resumida, o nosso cérebro precisa enviar uma informação de saciedade ao corpo e isso leva cerca de 15 a 20 minutos logo após você começar a comer.

Se você comer rápido de mais, comerá bem mais do que precisa, antes do cérebro conseguir avisar o seu corpo, entendeu?

Eu sei gente que cada caso é um caso, mas tente, se esforce para comer mais devagar a tornar esse um momento prazeroso, de descanso e tranquilidade, de preferência, deixe o celular de lado, a televisão e qualquer outra coisa que chame sua atenção, para que você possa aproveitar realmente o que está comendo e saber o momento certo de parar.

Por isso, se for em casa ou se for em restaurante, dê o seu melhor para você mesmo, use bons temperos (naturais, claaaro), monte um belo prato, posicionando bem cada alimento e tire foto se for preciso, se orgulhe mesmo. Você merece, tudo isso é por você e para você!

E para quem almoça quase que todo dia em restaurante, me diz uma coisa, você realmente precisa escolher o buffet livre ou maior prato do lugar?

Eu sei que a tentação é grande já que são muitas opções, mas resista, o buffet por quilo saí muito mais em conta e ainda te permite fazer boas escolhas e variações de cardápio.

O interessante é dar uma olhada antes de se servir nas opções, isso evita erros na hora de montar seu prato. Muito cuidado com os desperdícios e com os excessos, o poder de escolha está inteiramente sobre você, não se sabote.

Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂

Me segue nas redes sociais para não perder nada.

Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida

Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!

Um super beeeijo da Nutri Fran!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *