Maio, mês da conscientização sobre doença celíaca

Olá gente bonita!

Passaram bem o final de semana e o feriado?! Por aqui está tudo certo! 🙂

Bom, sei que já estamos no final do mês, mas ainda assim, achei bem importante conversar sobre esse assunto. Para quem não sabe, maio é considerado o mês de conscientização da doença celíaca, uma vez que cada dia vemos pessoas descobrindo essa intolerância permanente ao glúten. Mas espera, pra você que não sabe do que estou falando, vou explicar melhor.

A doença celíaca, é quando o indivíduo, assim como falei acima, apresenta uma intolerância permanente ao glúten, o qual deve retirar de sua alimentação. Normalmente se manisfesta ainda na fase infantil, porém pode se manisfestar na fase adulta. Primeiro entenda, o que é glúten:

Glúten é uma proteína e está presente no trigo, centeio, cevada e malte. Na aveia pode estar presente por contaminação do trigo. Olhando assim parece até simples, “Ah, então é só evitar esses 5 alimentos!”, mas o problema é que esses cinco são os principais ingredientes base de outros alimentos, muito consumidos no mundo, sendo utilizados até na industria farmacêutica. E não para por aí, o glúten se propaga no ar, por exemplo, se eu preparar um bolo sem glúten e um tradicional, e fizer no mesmo ambiente, com os mesmos utensílio e assar no mesmo forno, pode haver uma contaminação, já que o glúten fica no ar, e há casos extremos que precisam ter essa garantia, de que não há risco nenhum. Por isso, os produtos que levam na embalagem o termo glúten free/sem glúten devem ser feitos em ambientes esterilizados, sem contaminação alguma dos ingredientes que citei acima.

“Tá, mas o glúten não some com o calor, quando os alimentos são assados por exemplo?” Não, infelizmente não, por isso que falo, o cuidado deve ser grande sim! Sem falar que se você tem esta doença, precisa estar sempre atento aos rótulos, aos ingredientes de cada alimento. Hoje já é obrigatório constar no final da lista de ingredientes a ausência ou presença do glúten, mas mesmo assim vale dar aquela passada de olho e ver se realmente é isso mesmo, vale conferir se há ou não uma possível contaminação, por ser produzido junto com outros alimentos tradicionais com o que está comprando.

Para os celíacos, o glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado, prejudicando assim a absorção dos alimentos. O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais e, havendo suspeita deve ser confirmado com biópsia do intestino delgado. A manifestação da doença pode ser com ou sem sintomas, depende de cada pessoa. Quando há sintomas, pode haver diarreia crônica, dores abdominais, coceiras, anemia, emagrecimento e falta de apetite, vômitos, constipação, entre outros.

O tratamento deve ser uma alimentação balanceada, excluindo totalmente o glúten. “Mas e se continuar com a ingestão de glúten?”, pode pior o quadro, levando a doença de tireoide, rins, fígado, pele e até câncer, por isso não brinque, é algo muito sério. E se em casa, é só você ou só um familiar que apresenta esta doença, não precisa excluir ou sair de casa, não é o fim do mundo, apenas tenha cuido com higiene, cuidado na compra de produtos e muita atenção na hora de comer algo, para não se enganar. Imagina?! E se você ou essa pessoa, não gosta de cozinhar, sugiro a começar com receitas fáceis, será importante. Inclusive aqui no blog, na aba culinária, verá que quase todas as receitas são sem glúten, divirta-se!

Lembrando que hoje é muito mais fácil de achar insumos para fazer bolos, massas, biscoitos e tudo que você gosta, sem glúten, mas não vou lhe mentir, vai mudar um pouco o gosto sim, mas é tudo questão de hábito e boa vontade, afinal é a saúde que está em jogo. Até pela internet pode ser adquirido esses produtos, mas e o custo? Tem de todos os preços, mas posso garantir que se você for cozinhar, fazer suas preparações, sairá bem em conta, agora se quiser comprar tudo pronto, gastará um pouco mais, depende de você!

E para você que não tem nada, nem uma pequena intolerância a esta proteína, mas por opção resolveu retirar da alimentação, clique aqui e saiba minha opinião sobre o assunto. 🙂

Me segue nas redes sociais para não perder nada.

Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida

Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂

Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!

Um super beeeijo da Nutri Fran!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *