Desembalar menos e descascar mais

Olá gente bonita da minha viiiida!!

Vixi, estou até envergonhada com meu sumiço, mas agosto foi punk, haha. Pra você também? Mas sem desculpas, vamos bater um papo na sinceridade hoje.

Eu sei que o título desse post é bem clichê e que você já escutou isso de alguma Nutricionista ou outro profissional da saúde, mas precisamos conversar sobre algo que tenho observado. Quando se fala em desembalar menos, não estamos nos limitando somente a refeições prontas, biscoitos recheados, salgadinhos e besteirinhas empacotadas prontas para consumo, mas também aos industrializados “do bem”. Afinal, muitas vezes trocamos o supermercado pela loja de produtos naturais.

“Mas como assim nutri, quer dizer que não posso comprar mais nada pronto?” Calma, deixa eu te explicar.

Sei que as lojas de produtos naturais são grandes aliadas, afinal, lá encontramos muitos dos ingredientes das nossas receitas e/ou do nosso plano alimentar, porém, ao ver vários pacotinhos com barrinhas, bolinhos fitness, bolachinhas low carb e tudo aquilo que parece ser tão prático e gostoso, me diz aí dona bonita, não é obvio que você vai preferir levar essas opções do que simplesmente colocar a mão na massa.

E esse é um dos motivos de porque muitas pessoas tem a falsa impressão de que se alimentar de forma saudável custa caro. Deixa eu dar um exemplo, antes você comia pão branco e custava R$ 7,90 o quilo, agora como mudou sua alimentação, você compra o pão preto da loja Y, que é feito de farinha integral plantada em solo sagrado por uma tribo que vive sem contato com a civilização, feito somente 2 vezes ao ano e custa os incríveis R$19,90 (100g). Dona bonita, é brincadeira tá, mas pensa se já não viveu algo parecido. Sendo que você poderia fazer esse pão em casa, gastando quase o mesmo do que seu pão branco ou substituindo por outra coisa, tem receita aqui inclusive. Também já fiz outro post no blog falando sobre o custo de uma alimentação saudável, clique aqui para ler.

Quem já é meu paciente, sabe o quanto eu priorizo pelas refeições feitas em casa, eu seeeei, há casos e casos, mas de uma vez por todas, precisamos mudar nossos hábitos e separar uma parte do nosso tempo para organizar e produzir nossa refeição. Parece ser difícil e trabalhoso e é um pouco sim, não vou mentir, mas achamos isso por não ser um costume, no momento em que mudamos a rotina e priorizamos algumas coisas, como nossa saúde e alimentação, percebemos que tranquilamente é possível. Desculpa a sinceridade, mas preciso de te dizer que sem planejamento, você não vai conseguir atingir teu objetivo. Não existe milagre.

Tenho certeza que todo mundo consegue separar pelo menos um dia na semana ou três horas de um dia para deixar o almoço da semana preparado, por exemplo. Uma dica que sempre dou é, cada vez que for cozinhar, não faça somente a porção para aquela refeição, já duplique ou triplique a receita, separe em potinhos e congele. “Ahhhh, mas congelado perde nutrientes”. Conversa para boi dormir, apenas mais uma desculpa. Você acredita que é melhor comer congelado, mas ainda sim, comer a sua comida ou comprar pronto ou comer em restaurante? Não precisa nem me responder dona bonita, apenas para e pense.

O fato de termos muitos pacotinhos disponíveis para nosso consumo, sendo do bem ou não, nos faz com que tenhamos mais vontade de comer, afinal, abrir um pacotinho, cá entre nós, é mais fácil do que preparar, então se temos disponível, vamos comer e isso nos incentiva a comer mais, nos tornando beliscadores. E quanto mais comemos mais vontade temos de comer. Entenda, não é errado ter alguns petiscos saudáveis para comer de vez em quando, errado é comer sempre!

Aqui, já falei sobre o quanto o ato de beliscar nos atrapalha.

Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂

Se gostou da dica, não esquece de me seguir também nas redes sociais para não perder nada.

Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida

Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!

Um super beeeijo da Nutri Fran!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *