Como manter a dieta em tempo de crise?

Olá gente bonita!!

Infelizmente nosso país está passando por uma situação um tanto quanto complicada, mas mesmo assim, acredito que nada está perdido e que esse Brasilzão vai se reerguer. E claro, devemos fazer a nossa parte! Mas esse post não é para falar sobre minha posição política ou sobre certo e errado, o fato é, devido a greve, estamos em crise e escassez de produtos nas prateleiras. Sendo assim, o que fazer em relação a dieta, o que comer e o que comprar?

Primeiramente, não é momento de se desesperar. Parece que estamos sem opções, que a comida vai acabar e que não vamos ter o que fazer, mas calma, sei que já está faltando muita coisa nos mercados, até o gás em alguns lugares, mas ainda temos outras opções. Essa é a hora de colocarmos a cachola para funcionar e usarmos da nossa criatividade. Não é porque você não encontrou alguns legumes no mercados que está tudo perdido.

Para começar, inicie fazendo uma investigação na sua geladeira e nos seus armários, tenho certeza que você vai encontrar muitas coisas que pode aproveitar em novas preparações. Aquilo que está bem maduro, que está quase passando, congele ou faça uma preparação para comer logo.

Aquelas farinhas que já estão há tempos no armário, quase perto de vencer, aproveite e faça um bolo, no momento em que fizer isso, tenho certeza que já vão surgir ideias, e qualquer coisa, consulte o Google, internet serve para isso. Recomendo o site da Rita Lobo pra você, www.panelinha.com.br, que é recheado de receitas práticas e gostosas.

Outra coisa muito importante é olhar o alimento com muita atenção para não desperdiçar nada, por exemplo, as folhas da beterraba são uma ótima salada, a casca da banana pode ser o complemento de um bolo, a casca do chuchu você pode comer junto, aquele biscoito que ficou mole coloque no forno, ficará crocante novamente… Quando temos tudo em abundância é muito simples colocar fora e comprar mais, ou se acomodar com as mesmas coisa, mas não é o caso de agora, é preciso apreender a reaproveitar e evitar o desperdício.

Uma boa dica é voltar a dar atenção a alguns alimentos que muitas vezes passam longe do nosso prato como a famosa dupla arroz com feijão, lembra deles?! É uma excelente combinação, riquíssimos em aminoácidos, vitaminas, minerais e compõem lindamente o prato. No lugar da batata inglesa ou doce substitua por milho (está super na época), moranga ou abóbora ou ainda quem sabe um espaguete (na quantidade certa ou integral, é uma opção). De fonte proteica podemos usar os ovos para aqueles que ainda encontram, ou quem sabe atum e sardinha em lata?

Em relação a temperos, temos boas opções que são os desidratados, orégano, salsinha, tomilho, alecrim, manjerona, manjericão, curry, açafrão, mas não vai me comprar aqueles tabletes e pózinhos cheios de conservantes, realçadores de sabor e gordura. Encontramos também alguns legumes congelados que são minimamente processados e podem ser utilizado tranquilamente, mas evite enlatados (deixe como última opção). Uma ótima dica é procurar pelos produtores rurais e ir as feiras, você vai encontrar muita coisa que está em falta no mercado e com uma qualidade muito melhor, garanto. Se já sou fã das feiras, imagina agora. E na falta de frutas e verduras, não substitua por alimentos industrializados como biscoitos e salgadinhos, use a criatividade e vá dando seu jeito até enquanto puder, vamos fazer assim? Estamos todos juntos nessa.

E para aqueles que estão com dificuldade de comprar gás, ou deseja economizar, minha dica é, coloque para funcionar aquela panela elétrica que está no fundo do armário colecionando teias de aranha. Panela de arroz por exemplo, faz muita coisa que não só arroz, faz quase de tudo, na minha consigo fazer um risoto e ao mesmo tempo cozinhar no vapor. Ou quem sabe usar mais aquela panificadora que você nem lembra a última vez que usou. E não esquece do velho e bom microondas, ele ajuda um tanto. Temos opções, precisamos abrir a mente e ver as possibilidades.

Mas penso que tuuuudo na vida tem um lado bom, quem sabe é o tempo de você parar e repensar sua relação com a comida, criar novos hábitos, estamos tão acostumados com o muito, com o exagero, a colocar emoções em cima da comida, né não?!

Fica ligada que no próximo post trarei dicas de como congelar frutas e verduras para você que quer estocar ou comprou muitas e está com medo que estrague. 😉

Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂

Me segue nas redes sociais para não perder nada.

Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
YouTube Nutri Fran
Snapchat fran-dealmeida

Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!

Um super beeeijo da Nutri Fran!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *