Café sem açúcar, por favor

Olá gente bonita!!!

Quero te fazer uma pergunta, mas me responde com sinceridade, você adoça o seu café? E o seu suco ou outras bebidas?

Deixa antes eu contar uma história para que você possa entender onde quero chegar. Tô animada pois gosto de contar coisas que acontecem comigo, afinal, quando digo que tô contigo, é porque tô mesmo, também tenho meus objetivos, perrengues e dificuldades com a alimentação, afinal, quem não? Então, senta que lá vem história.

Eu vou contar sobre minha relação com o café e com o açúcar. Sempre, enquanto morei com minha mãe, toda vez que tomávamos café, utilizávamos o solúvel e eu gostava, gostava dele batido, sabe?

Para isso eu usava uma boa quantidade de açúcar, que nem sempre tinha uma medida certa, não era um absurdo, mas era açúcar em excesso. Esse hábito me acompanhou por bons longos anos, até que eu tive minha casa e quis me mostrar “a madura”, comecei a usar café passado, mas achava horrorosoooooo, claro que adoçava e nossa relação era bem restrita, porém já não usava mais o solúvel.

Até que um dia eu coloquei na cabeça que eu ir ia aprender a gostar de tomar sem o bendito açúcar.

A partir daí eu não adocei mais, fazia careta, as vezes não tomava até o fim, mas encarei. Resumo: hoje sou apaixonada e é meu vício, aprendi a apreciar um belo expresso, que tem seu valor.

“Eiita Nutri, mas pra que toda essa história?!”. Porque eu ouço muito as pessoas, tanto em consultório, quanto em roda de amigos, abordarem o fato de que não conseguem tomar bebidas sem adoçar, que é difícil ou que se admiram com as pessoas que não adoçam.

Não só café, mas outras bebidas. E eu me refiro também aos adoçantes, pois ficamos naquela dependência de um sabor doce nas coisas. Dona bonita, temos que mudar nosso paladar e aprender que podemos viver sem adicionar açúcar em tudo.

Já pensou em tomar um suco de limão ou de maracujá, sem açúcar? “Nossa Nutri, cê tá loca?!”. Tem gente que adoça até chá. Pois bem, vou te dizer mais uma vez, tudo é questão de hábito e quando você aprende e consegue diminuir o açúcar que acrescenta nas bebidas ou alimentos, de uma forma geral, você consegue sentir mais o sabor do ingrediente principal.

E tudo começa a ficar melhor e fazer mais sentido para teu paladar. O mesmo pode ser aplicada ao sal, por exemplo, mas esse é assunto de outro post.

Porquê devo cortar ou diminuir o açúcar branco?

Porque ele possui calorias vazias, não tem nutriente e atrapalha tua saciedade, é um vício, quanto mais consumimos, mais queremos, causa resistência a insulina e a leptina, hormônio responsável pelo sinal “pare de comer”, além de ser um vilão para os triglicerídios e colesterol, também é um atrapalho para perda de peso. Acho que deu pra entender, né?

Como se livrar desse vício

Primeiro, tire o açucareiro da mesa, aos poucos você deve substituir pelo demerara, mascavo ou por açúcar de coco, você também pode usar adoçantes naturais como estévia ou xilitol, mas coloque na sua cabeça que você é capaz sim de não utilizar mais o açúcar e mesmo que faça a troca, vá diminuindo até o ponto de não usar mais.

Não sou contra o doce, eu como sobremesa e jamais vou dizer para você não comer, mas para cuidar a quantidade e quando consumir. Há hábitos rotineiros, que sim, precisamos cortar pela raiz. Você é mais forte, você consegue!

Eu preferi cortar de vez, fazer caretas e encarar o desafio, mas se você acha melhor, diminua aos poucos até o ponto de não usar mais, funciona super essa dica.

Leia também sobre o café com óleo de coco.

Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂

Se gostou da dica, não esquece de me seguir também nas redes sociais para não perder nada.

Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida

Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!

Um super beeeijo da Nutri Fran!

2 Comments

  1. Carolina M Viegas says:

    Nossa, me identifiquei muito com tua história… faz 3 anos que decidi que queria dizer “sem nada, por favor”, achava chique hehehe. Pois então te digo que demorou uns bons 3-4 meses tomando o cafezinho e achando ruim… até que um dia minha mãe me serviu o café e adoçou (esqueceu que eu tomava sem) e simplesmente cuspi todo o gole de café… passei a entender como a gente pode mudar o paladar… com sal a mesma coisa, meu marido é hipertenso e praticamente não usamos sal em casa, usamos pimenta, chimichurri, adobo, orégano… e quando vou em restaurante sempre acho tudo salgado… e eu adorava um salzinho… hehehe

    Enfim, parabéns pelo blog, descobri pesquisando uma receita de empada de atum low carb!! Obrigada
    Sucesso

    1. Que legal saber da sua história Carolina! 🙂 Leva um tempinho mesmo, mas logo a gente percebe o quão ruim era nosso velho hábito! Fico feliz que tenha se identificado e gostado do blog e aproveito para lhe fazer um convite, conhecer o meu canal do Youtube, hoje saiu um vídeo super legal sobre 10 passos para ter uma alimentação mais saudável, clica aqui https://www.nutrifran.com/YouTube. Espero você lá também. Grande beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *