Açúcar ou adoçante?

Olá gente bonita!

Eu tenho certeza absoluta que essa dúvida já surgiu na sua cabeça, não é?! Essa é uma pergunta que diariamente me fazem, e por isso vim esclarecer o que a nutrição diz sobre isso.

Sei que quando se fala em dietas e reeducação alimentar, a primeira coisa que vem a cabeça é “preciso trocar o açúcar pelo adoçante.” Mas será essa uma boa troca?!

O primeiro passo é retirar o açúcar refinado da rotina, isso é o certo. Mas por quê? Porque quando o açúcar passa pelo processo de refinamento, perde muitos nutrientes e ainda por cima, quando ingerimos, ele nos rouba nutrientes e se utilizado em excesso, nos faz ganhar peso.

Para substituí-lo então, podemos optar pelo açúcar demerara, que também provem da cana de açúcar, mas passa por menos processos ou ainda o açúcar mascavo, que é o primeiro açúcar que provem da cana.

Mas tome cuidado, em excesso, eles podem aumentar a glicose, pois possuem o índice glicêmico alto e também podem fazer com que os números na balança aumentem. Estes devem ser evitados para quem está controlando os níveis de glicose no sangue.

Dica da Nutri

Um bom açúcar seria o de coco,  com baixo índice glicêmico, que é extraído das flores da palma de coco. Possui uma cara muito parecida com a do mascavo, porém, gosto de dizer que não mascara o sabor dos alimentos, assim como o mascavo faz.

Tá, mas e os adoçantes? Caaalma… vamos entendê-los primeiro, já que eles podem ser artificiais ou naturais.

Os artificiais que normalmente encontramos nas gôndolas dos mercados são sacarina, ciclamato, aspartame, acessulfame-k e sucralose.

Os naturais são estévia, sorbitol, maltitol, xilitol, agave e frutose (estes são os únicos que possuem calorias). Muitos não sabem, mas a maioria deles, vem com o objetivo de atender os diabéticos, ou seja, aqueles que lutam com a glicemia e que necessitam restringir o consumo de açúcar.

Mas eu sei que aquele frasquinho, com aquele nome bem famoso, dizendo zero calorias, atraí nossos olhares, mas preciso lhe dizer uma coisa, o efeito gerado é muito contrário ao que queremos, pois podem nos fazer ganhar peso.

“Mas cooooooomoooo assim  Nutri?”

Por esses três simples motivos que vou lhe apresentar agora, você precisa deixar de ingerir adoçantes artificiais:

1º Motivo

Quando ingerimos adoçantes, nosso cérebro entende como se estivessemos recebendo açúcar, e na verdade não estamos recebendo. Isso nos trás mais vontade de comer doce.

2º Motivo

Quando o organismo recebe um sabor doce, tende a estimular insulina e quanto mais inulina o pâncreas produz, maior é a chance de depósitos de gordura no seu corpinho lindo!

3º Motivo

Quando comemos ou bebemos algo zero açúcar (que na sua maioria, possuem adoçantes artificiais), achamos que podemos compensar comendo um docinho depois, não é?!

Se ainda não sacou, a resposta final é entre usar adoçante ou açúcar, é melhor não usar nada, mas se tiver que escolher escolha algo natural, com menos química possível e que não intoxique teu corpitcho, dona bonita.

Tudo que é artificial, nosso corpo não está preparado para receber. Pense bem no que você está consumindo, nem tudo que parece saudável é, prefira sempre os naturais e na dúvida me consulte, estou aqui para lhe ajudar!

Ah, e não esqueça de ler os rótulos, só assim você saberá se tem ou não adoçantes. #leiarótulos

Me segue nas redes sociais para não perder nada.

Facebook nutrifranblog
Instagram nutrifranalmeida
Snapchat fran-dealmeida

Quer saber como funcionam os atendimentos, valores, os serviços que ofereço e os lugares que atendo? É só acessar a página Consulta, para responder todas as suas dúvidas e lhe ajudar a decidir. 🙂

Curta, comente, compartilhe e qualquer dúvida, pergunte!

Um super beeeijo da Nutri Fran!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *